quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dicas para incentivar o seu filho a ler



Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais dos pais, seja através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.

Para o arte-educador Mauricio Leite, criador do Projeto Mala de Leitura (dedicado a levar livros e histórias para crianças de aldeias remotas em países de língua portuguesa) os pais devem, em casa, se esforçar para formar filhos leitores – e não simplesmente delegar à escola essa responsabilidade. “A criança e o jovem passam mais tempo em casa, nas férias, fim de semana e nos horários que não são das aulas”. Existe um ingrediente importante nesta empreitada: seja qual for a iniciativa em casa, tem de ser de um jeito muito leve. Tem que inspirar o prazer.

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros?  Pequenas ações podem fazer a diferença. 

Leia a seguir algumas dicas para transformar o seu filho em fase de alfabetização em um pequeno grande leitor:

. Respeite o ritmo do seu filho

. Siga o gosto do seu filho

. Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano

. Incentive a leitura antes de dormir

. Improvise representações dos livros

. Ajude-o a ler melhor

. Não pare de ler para ele

. Frequente livrarias e bibliotecas 



Por Claudio Castoriadis




Fonte
http://educador.brasilescola.com/
Sobre o Autor:
Claudio Castoriaids Claudio Castoriadis é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura >

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..