domingo, 4 de novembro de 2012

Tariq Ali: Crítico ferrenho das políticas externas dos Estados Unidos e Israel



Lênin disse que nunca haverá uma crise final do capitalismo a menos que surja uma alternativa. É absolutamente verdade. O capitalismo já passou antes por numerosas crises e as resolve, de um jeito ou de outro, com repressão. Mas passará por elas a menos que surja uma alternativa no âmbito nacional e global. Os movimentos dos jovens indignados são importantes, mas precisam dar um salto, que é a criação de novas formações políticas. A análise é de Tariq Ali.

Escritor, jornalista e cineasta, nasceu em Lahore (Paquistão) e estudou na Universidade de Oxford. Atualmente, vive em Londres e escreve, regularmente, para uma série de publicações, como The Guardian, The Nation eThe London Review of Books e é um dos editores da New Left Review. Autor de obras sobre história mundial e política, romances e roteiros para teatro e cinema. 

Tariq Ali foi enviado pela família de classe média alta para estudar na Inglaterra, onde se politizou e se tornou líder do movimento estudantil na universidade de Oxford nos anos 60. Era tão rebelde que, após uma conversa com ele, John Lennon compôs “Power to the People”. O paquistanês Tariq Ali domina como poucos os processos políticos, em escala planetária, escancarando para o mundo as discrepâncias do sistema neoliberal. Ganhou a mídia durante a Guerra do Vietnã, quando se colocou contra as ações de política externa dos EUA.

Crítico ferrenho das políticas externas dos Estados Unidos e Israel. Ele é um dos intelectuais contemporâneos que mais ataca o governo americano desde os atentados de 11 de setembro e tem viajado exaustivamente pelo mundo para falar do assunto. Poderíamos afirmar que “medo” é uma palavra que ganha um outro rumo em seu pensamento, Ali diz não ter medo dos Estados Unidos. "O que me dá medo são os grupos fundamentalistas", disse o escritor paquistanês.  Com audácia encontrada em poucos autores de esquerda o pensador deixa em evidência seu alvo: Minha posição é contra o "império" americano e contra o fundamentalismo religioso. Isso é o meu slogan.




Segue abaixo um breve vídeo do Tariq Ali falando sobre o filósofo Karl Marx.





Por Claudio Castoriadis 
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..