quinta-feira, 7 de março de 2013

A Venezuela não pode retroceder ( Ex- presidente brasileiro Luiz inácio Lula da Silva)


Amigo pessoal de Hugo Chávez, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do chefe de Estado da Venezuela, que morreu aos 58 vítima de câncer. Em mensagem Lula manifestou solidariedade ao venezuelanos e destacou a importância política de Chávez na integração da América Latina.

Ele classificou a morte de Chavez como uma perda irreparável e destacou que ele sempre pensava no povo mais pobre da Venezuela. “Chavez sabia, e sabia com muita força, que a razão para ele estar no governo era fazer com que o povo pobre da Venezuela se sentisse orgulhoso, que passasse a ter direitos”. Lula disse que espera que nesse momento o povo da Venezuela compreenda que é preciso muita paz, maturidade, tranquilidade e unidade “porque a Venezuela não pode retroceder”.




Fonte:

A luta de Chávez pulsa na América Latina. O texto de Eduardo Galeano “A demonização de Chávez” embala a homenagem ao líder da Revolução Bolivariana.

                                  A demonização de Chávez
 
Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou dois milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo.


Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de “Venezuela Saudita” por causa do petróleo. Havia 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos… Então, chegou um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer: “As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”.


Aí, caiu o mundo: isso é a prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo. Já que ele detém essa riqueza, e com a subida do preço do petróleo graças à guerra do Iraque, ele quer usá-la para a solidariedade. Quer ajudar os países sul-americanos, e especialmente Cuba.


Cuba envia médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fonte de escândalo. Dizem que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos trabalhando nos bairros mais pobres. Na época que eu morava lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico.


Agora sim há médicos. A presença dos médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está na Terra só de visita, porque ele pertence ao inferno. Então, quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo.


O demonismo tem essa origem para justificar a diabólica máquina da morte.

 Texto de Eduardo Galeano

Vídeo:
O texto de Eduardo Galeano “A demonização de Chávez” embala a homenagem ao líder da Revolução Bolivariana. São palavras que respondem com ironia às críticas que Chávez enfrentou ao longo de seus 58 anos. Se lutar em defesa do povo é ser um demônio, não tememos o inferno. A narração é de Mariana Viel, a edição de Toni C com o apoio de Carla Santos.

  
MORTE DE HUGO CHAVÉZ - INÍCIO DO CORTEJO FÚNEBRE QUE SAIU DO HOSPITAL MILITAR



Fonte: http://www.vermelho.org.br/


Por Claudio Castoriadis

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..