sexta-feira, 22 de março de 2013

Iraque e Bagdá: dez anos depois /14 mar 2013/


por Sami Ramadani | Guardian do Reino Unido | 14 mar 2013

Sempre foi doloroso para mim escrever sobre o Iraque e Bagdá , a terra do meu nascimento e da cidade de minha infância. Eles dizem que o tempo é um grande curador, mas, juntamente com a maioria dos iraquianos, eu sinto a dor ainda mais profundamente hoje. 

Mas desta vez as lágrimas para o que já aconteceu são misturadas com um medo paralisante que o pior ainda está por vir: uma guerra total civil. Dez anos depois do choque e pavor de Bush de 2003 e de guerra Blair - que se seguiu 13 anos de sanções homicidas, e 35 anos de ditadura Saddamist - minha terra atormentada, uma vez berço da civilização, está olhando para o abismo.

Forte intervenção imperialista e ditatorial, em conjunto, foram responsáveis ​​pela morte de mais de um milhão de pessoas desde 1991. E ainda, de acordo com ambos, Tony Blair, e o ex-secretário de Estado EUA Madeleine Albright, o "preço vale a pena". Blair, a quem a maioria dos iraquianos consideram como um criminoso de guerra , é dado tratamento VIP por uma mídia culpável. Iraquianos escutam com descrença quando ele diz: "Eu sinto a responsabilidade, mas não arrependimento por retirar Saddam Hussein." (Como se Saddam e seus capangas foram simplesmente levados, deixando o povo a construir um Estado democrático). Ele irrita-nos, ver Blair construir um império de negócios, aproveitando seu papel em acumular crânios mais iraquianos do que Saddam.

Como um exilado, eu estava dolorosamente ciente dos crimes de Saddam, o que para mim começou com o desaparecimento da faculdade de medicina de Bagdá do meu amigo de escola querida, Hazim. O povo iraquiano está plenamente consciente, também, de que Saddam cometeu todos os seus crimes mais importantes, embora um aliado de potências ocidentais. Na véspera da invasão de 2003 eu escrevi isso para o Guardian : "No Iraque, o passado dos EUA fala por si: é apoia o partido de Saddam, o Baath, para conquistar o poder, em 1963, assassinando milhares de socialistas, comunistas e democratas; que apoiou o partido Ba'ath em 1968, quando Saddam foi instalado como vice-presidente, que o ajudou e o xá do Irã em 1975, para esmagar o movimento nacionalista curdo, que aumentou o seu apoio a Saddam em 1979 ... ajudando-o a lançar sua guerra de agressão contra o Irã em 1980, que o apoiou durante os terríveis oito anos de guerra (1980 a 1988), em que um milhão de iranianos e iraquianos foram abatidos, no pleno conhecimento de que ele estava usando armas químicas e gaseamento curdos e árabes dos pântanos, que incentivou-o em 1990 para invadir o Kuwait ..., que o apoiou em 1991, quando Bush [pai] de repente parou a guerra, exatamente 24 horas após o início do levante de março grande que tomou conta do Curdistão iraquiano sul e ..., e ela apoiou-o como o 'mal menor' de março de 1991 a 11 de setembro de 2001, sob a égide de sanções assassinas e a política de "contenção". "

Mas quando ele não estava mais em seus interesses para apoiá-lo, os EUA e o Reino Unido no Iraque afogado em sangue. Que a guerra ainda não foi expedido para a história - não para o povo do Iraque ou da região.

A gente nem sequer contamos os mortos, muito menos os feridos, deslocados e traumatizados, milhares ainda estão desaparecidos. Dos mais de 4 milhões de refugiados , pelo menos um milhão ainda estão para voltar para sua terra natal, e há ainda a cerca de um milhão de refugiados internos. Em uma base quase diária, explosões e tiroteios continuam a matar os inocentes.

Os EUA eo Reino Unido ainda se recusam a aceitar as consequências prejudiciais das radioativas munições de urânio empobrecido , e o EUA nega que usou armas químicas em Fallujah - mas qualquer iraquiano ver a evidência: o meio ambiente envenenado, o câncer e deformidades . Falta de energia elétrica, água limpa e outros serviços essenciais continua a bater milhões de pessoas pobres e desempregados, em um dos países mais ricos do planeta. Mulheres e crianças pagam o preço mais alto. Direitos das mulheres, e dos direitos humanos em geral, são diariamente suprimidos.

E o que dizer da democracia, supostamente o ponto de tudo isso? As autoridades norte-americanas de ocupação nutria um "processo político" e de uma constituição destinada a semear a discórdia étnica. Tendo falhado a esmagar a resistência à ocupação direta, eles recorreram a dividir para reinar, para manter a sua posição no Iraque. Usando tortura, esquadrões da morte e milhares de milhões de dólares , a ocupação foi bem-sucedido no enfraquecimento do tecido social e elevando uma classe dominante corrupta que fica mais rico a cada dia, salivando com a possibilidade de adquirir uma fatia maior dos recursos naturais do Iraque, que são na sua maioria hipotecados a empresas petrolíferas estrangeiras e empresas de construção.

Combatentes, seja aliado ou temendo a influência dos EUA, dominam as disfuncionais e corruptas instituições estatais iraquianas, mas a embaixada dos EUA em Bagdá - a maior do mundo - ainda dá as ordens. O Iraque não é realmente um Estado soberano, definhando sob o punitiva do Capítulo VII da Carta da ONU .

Ironias políticas abundam. Temos um chamado governo xiita controlado, mas a maioria da população xiita do Iraque permanecem os mais pobres de todos. E nós temos um Curdistão iraquiano, que é um estado separado no nome, mas todos. O governo regional do Curdistão está em aliança com os EUA e a Turquia, um opressor implacável do povo curdo. Ele também tem ligações cada vez mais a Israel (que se esforça para negar).

Enquanto isso, o conflito sobre o petróleo e o território está agravando as relações entre o centro e o governo do Curdistão.A ira popular contra a corrupção e violações dos direitos humanos está crescendo; há semanas, tivemos grandes protestos no oeste do país.

Para adicionar a tensão aumentou no país, a guerra na Síria está ameaçando criar um conflito regional mais amplo, com o Iraque e Líbano alargando o âmbito da guerra. A região norte-ocidental das fronteiras do Iraque Síria e é onde o general Petraeus financiou os Sahwa "despertar" as milícias , a fim de esmagar a resistência na região. Al-Qaeda do tipo terroristas também são ativos na área. Eles são aliados naturais do terrorista Frente al-Nusra da Síria. O facto de aliança entre os EUA, Turquia, Israel e os militantes que apareceu na Síria está sendo espelhado no Iraque, com o ingrediente adicional de restos Saddamist. Pragmatismo EUA não tem limites!

Estas são apenas algumas das ramificações da guerra liderada pelos EUA no Iraque. Foi um desastre total, com dimensões genocidas para o povo iraquiano, e continua a alimentar os conflitos e discórdias na região.

Era uma vez uma força democrática forte unificada no Iraque, mas isso foi esmagado pelo golpe de Estado baathista apoiado pela CIA, de 1963, e do regime de Saddam. O ressurgimento de tal força é agora a esperança do povo iraquiano só. Sem isso, como é que vamos contar e lamentar as milhões de vítimas inocentes, curar as feridas, e então, finalmente, construir um amanhã melhor, mais pacífico?

As perspectivas imediatas são assustadoras, mas quando lembro da imagem de uma criança valente, iraquiana, que a vi em Bagdá em julho de 2003, ela estava gritando com raiva, agitando o punho fechado de desafio em um soldado dos EUA, cuja metralhadora foi ameaçadoramente apontada para ela. Com esse espírito livre, e com a solidariedade entre as pessoas, certamente teremos uma sociedade democrática, Iraque livre, forte e próspera.

Este artigo foi publicado originalmente no Reino Unido Guardian. 




Fonte

 http://www.guardian.co.uk/
Sobre o Autor:
Claudio Castoriaids Claudio Castoriadis é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura >

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..