segunda-feira, 15 de abril de 2013

A União das Nações Sul Americanas (UNASUL) Saudou nesta segunda-feira o "espírito cívico" do povo venezuelano

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) saudou nesta segunda-feira o "espírito cívico" do povo venezuelano nas eleições presidenciais de domingo e pediu respeito aos resultados oficiais, segundo comunicado divulgado em Montevidéu.


A missão saudou "o povo venezuelano pelo espírito cívico e democrático demonstrado em ocasião do ato eleitoral", indicou o comunicado, assinado pelo secretário-geral da Aladi, o argentino Carlos Alvarez, e pelo uruguaio Wilfredo Penco, coordenador geral da missão.
"A Unasul sempre foi testemunha de um amplo exercício de cidadania e liberdade por parte do povo venezuelano", acrescentou.
Em relação aos resultados eleitorais oficiais, "a Unasul declara - como sustentou desde sua instalação no país - que tais resultados devem ser respeitados por emanarem do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), única autoridade competente na questão segundo as disposições constitucionais e legais" da Venezuela.
"Qualquer reivindicação, questionamento ou procedimento extraordinário que solicite algum dos participantes do processo eleitoral, deverão ser canalizados e resolvidos dentro do ordenamento jurídico vigente", concluiu.
O candidato opositor Henrique Capriles afirmou nesta segunda-feira que o governista Nicolás Maduro é um "presidente ilegítimo", enquanto o Conselho Nacional Eleitoral não fizer a recontagem de votos das eleições que no domingo anunciaram o candidato chavista como vencedor por uma apertada margem.
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..