sábado, 11 de maio de 2013

Bullying: interferência drástica no processo de aprendizagem e de socialização




A definição: bullying é um termo em inglês utilizado para designar a  prática de atos agressivos entre estudantes (Olweus, 1998; Ruiz, 1997 a, b;  Martinez, 2001, Fante, 2004). Traduzido ao pé da letra é como se fosse uma  intimidação, em outras línguas: acoso e amenaza em espanhol, mal-tratos entre pares em português, harcelement quotidien em francês, uma intimidação,  um assédio cotidiano (Fante, 2004) dentre outras definições internacionais.

Esse fenômeno, sádico, ou humano, demasiado humano,  bullying - alimenta a delinquência e remete a outras formas de violência explícita, produzindo, em larga escala, pessoas estressadas, deprimidas, com baixa autoestima, configura um mundo de frustração – reduzindo a capacidade de autoafirmação. Além de propiciar o desenvolvimento de sintomatologias de estresse, de doenças psicossomáticas, transtornos mentais e de psicopatologias graves.

O bullying é hoje, sem dúvida, um dos temas mais discutidos,  em todo o mundo, o que  desperta crescente interesse nas diversas ciências e esferas sociais. Em meio às discussões, o que  é  natural,  surge  uma infinidade  de  opiniões, ideias,  sugestões,  estudos,  publicações  e  etc.,  que  tentam  explicar  o  fenômeno  e  os  motivos  que  leva  um  indivíduo  ou  grupo  a  agir  deforma  deliberada e, muitas vezes, tão cruel.

Os agravantes de tal prática: interferência drástica no processo de aprendizagem e de socialização, que estende suas consequências para o resto da vida podendo chegar a um desfecho trágico. Em situações de ataques mais violentos, contínuos e que causem graves danos emocionais- enfim, um ato de extrema violência.

Um  fenômeno, nem velho, nem novo, dentre as formas de violência física e moral,  tem se tornado comum nesse cotidiano já indigesto; uma forma de violência muitas vezes não explícita que nos faz refletir sobre uma peculiaridade: trata-se  de um problema entre as relações interpessoais, mas cujas intenções ou  causas são de ordem intrapessoal.

Porém, de cada ferida pode nascer uma flor. Devemos acreditar nisso! Temos que pensar em nosso próximo como reflexo do nosso “EU”.  Deixo aqui para os leitores, educadores, pais, amigos e amigas um breve e lindo poema do Shane. Para quem ainda não conhece seu trabalho e lição de vida, aconselho esse poema que trata sobre essa temática do bullying com seriedade e arte. Shane  é um artista maravilhosamente talentoso; seus poemas estão repletos de paixão e inteligência. Seu desempenho traz um elemento emocional, inspirando-os a acreditar que tudo é possível.

O vídeo abaixo foi feito por 87 animadores e motion artists, cada um produziu 20 segundos de animação para ilustrar com beleza e emoção o poema To this day (“Ainda hoje”, tradução livre) de  Shane Koyczan.

O vídeo aborda a história de três pessoas diferentes, que foram alvos de formas diferentes de outras pessoas, sejam por besteiras faladas quando criança (sua própria experiência pessoal), seja por não se encaixar no padrão de beleza dos outros (por causa de um sinal), seja por uma criança pequena entrar em depressão pela falta dos pais.




Um forte abraço!



Claudio Castoriadis
Sobre o Autor:
Claudio Castoriaids Claudio Castoriadis é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura >

Penso, logo sou filosofia!

A única maneira de se ficar mais esperto é jogando contra alguém mais esperto. 

Fundamentos do Xadrez, 1883.



Pense como que pensa, não apenas como quem respira...



Claudio Castoriadis
Sobre o Autor:
Claudio Castoriaids Claudio Castoriadis é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura >

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..