quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Inspetor Geral- filme baseado na obra do romancista Nikolai Gogol


Georgi (Danny Kaye) é um caixeiro viajante que sobrevive vendendo um suposto remédio milagroso nos pequenos povoados da Rússia, em meados do século 19.

Entre as aldeias que visita, uma em especial está sob o domínio napoleônico, onde a maioria das autoridades é corrupta.

Ao chegar na cidade, Georgi é confundido com um inspetor geral de Napoleão (Oficial do "Czar"), e se aproveita da situação para desmascarar os corruptos homens públicos do lugar.

Tais homens (entre eles conselheiros e até o prefeito), apavorados com o "inspetor", oferecem roupas, finos presentes e até propina afim de agradá-lo a qualquer custo.

Mas, como nem tudo que é bom dura, o nosso herói acaba sendo desmascarado quando o verdadeiro inspetor aparece em cena.

Dirigido por Henry Koster, este filme é tido como um dos melhores de Danny Kaye e com várias situações engraçadas, causando pânico, confusões e "saias justas" criadas por seu personagem.


Ficha Técnica

Estado: Em DVD
Título Original: The Inspector General
Gênero:
Comédia
Direção:
Henry Koster
Roteiro:
Ben Hecht, Harry Kurnitz, Nikolai Gogol, Philip Rapp
Elenco:
Danny KayeElsa LanchesterGene LockhartAlan Hale Walter CatlettRhys WilliamsBenny BakerLeonard BremenJimmy ConlinGeorge DavisByron FoulgerLew HearnBarbara BatesWalter SlezakSam Hearn
Duração: 102 minutos



Sobre o Autor:


  Nikolai Gógol

Escritor russo nascido a 31 de março de 1809, em Mirgorod, na Ucrânia. Aos 19 anos instalou-se em Sampetersburgo, tentando seguir uma carreira literária e conseguindo apenas um posto de funcionário e, depois, de professor de História.  Morre a 4 de março de 1852, pouco tempo depois de ter queimado a segunda parte de Almas Mortas. Considerado um precursor do romance realista na Rússia, a sua obra atinge igualmente o domínio do poético, do lírico, do fantástico e do irracional.


Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..